NOTÍCIAS

HISTÓRIO DE PORTO RICO

HISTÓRIO DE PORTO RICO

Porto Rico foi Distrito Administrativo de Paranavaí, posteriormente passou a pertencer ao Município de Loanda, hoje comarca deste Município, por força da Lei nº 13, de 05 de agosto de 1956, dando-se sua emancipação Político-Administrativo no dia 05 de julho de 1963, conforme Lei Estadual nº 4.738, dando-se a sua instalação no dia 21 de abril de 1964, sendo o seu primeiro Prefeito o Senhor Manoel Romão Netto.

A cidade foi fundada pela firma José Ebiner & Cia, tendo como pioneiros e colonizadores os senhores Laurindo Nunes, irmãos Joviano e Benedito Pinto de Oliveira, Belmiro da Silva, João Batista Conci Carraro, José Loreno de Lima, Joaquim Lopes, Joaquim de Campos, Faustino Secorun, Adelaido Pereira de Miranda, Manuel Cardoso.

Porquê foi denominado “Porto Rico” este chão encantado é, ainda, desconhecido na história, cujas versões não se pode afirmar serem verdadeiras. Uma delas, a de que pescadores deixaram cravado, nas pedras que ladeiam as margens do rio Paraná, escrito: “Deus seja louvado... este é um lugar feliz... é um porto rico” em referência às exuberantes e plácidas águas do rio Paraná, suas riquezas aquáticas, o lindo pôr do sol e, numa alusão de que para o futuro certamente caberia um porto de escoamento da produção local.

Saiba mais sobre a histórico de Porto Rico acessando:
http://portoricoonline.blogspot.com.br/p/historico.html